Obviamente, ter um seguro para o carro é algo fundamental. No entanto, em algumas situações, o seguro pode negar a indenização. É importante manter-se esclarecido sobre isso, para evitar surpresas desagradáveis e acabar saindo no prejuízo, mesmo tendo o carro assegurado.
De acordo o diretor comercial da Seguralta, Nilton Dias, é fundamental que o dono do veículo conheça todas as cláusulas do contrato, antes mesmo de contratar o seguro. Assim, não fica desprevenido para surpresas desagradáveis. Em especial, sobre indenizações negadas.
Por exemplo, é preciso estar atendo às coberturas e exclusões. Também, situações que impedem o recebimento da indenização.
“O segurado deve estar sempre atento ao pagamento do serviço, não podendo, assim, atrasar. Além disso, conferir se as coberturas que ele necessita estão inclusas na apólice”, esclarece Dias.
O diretor ainda salienta que mudar de carro e não notificar a seguradora é um dos motivos em que o seguro pode negar a indenização.
Além disso, se colocar em situações de risco também pode incidir no não pagamento de indenização. Por exemplo, deixar o carro destrancado, forçar a passagem em um local alagado, cometer infrações legais. Além de não entregar todos os documentos exigidos.
Além dos casos apontados pelo diretor da Seguralta, de acordo com a Associação Âmbito Jurídico, o seguro pode negar a indenização no caso de divergências de informações no ato da contratação.
Portanto, tanto se fala da importância de não omitir ou mentir informações e dados na hora de contratar o seguro do auto.
De acordo a última pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% dos carros que circulam no Brasil contam com seguro.
Outras pesquisas sobre o segmento apontam números ainda mais alarmantes – cerca de 80% da frota nacional não possui o serviço.
Fonte: Garagem 360.